Não existem graus de esportivização. Existem ciclos de técnicas e graus de dificuldades de cada esporte,
praticado conforme o aluno ganha conhecimento de sua tecnica naquele
determinado esporte, ganha um grau de tecnica esses graus são
comparativos em esportes como lutas marciais por exemplo não existe grau 3 para jogadores de futebol ou grau 7 para jogador de basquete, existe, como exemplo, grau 7 dan de aikido.
A “esportivização”
A Educação Física tem o movimento como um meio e um fim para atingir
seu objetivo dentro do contexto escolar. O movimento pode ser entendido
como uma atividade que se manifesta através do jogo, do esporte, da
dança ou da ginástica.
Porém, a escola escolheu o ensino do esporte praticamente como única
estratégia de ensino (Gueriero e Araújo, 2004). É fácil de perceber
essa afirmação, basta fazer uma visita a alguma escola no horário de
Educação Física, mesmo que ela não tenha estrutura necessária para isso.
Segundo Soares (1996), o Esporte torna-se prática na Educação Física
a partir da ditadura militar no Brasil. E, apesar da Educação Física
ter um monte de objetivos, como o desenvolvimento do sentimento de
grupo, cooperação, etc, o objetivo da escola é a aprendizagem do
esporte, ficando a ginástica e a corrida, por exemplo, como simples
aquecimento. A expressão, a criação e a comunicação ficaram em segundo
plano e foram substituídos pelo ensino do esporte (Gueriero e Araújo,
2004).
De acordo com Gueriero e Araújo (2004), a Educação Física escolar
tende a apresentar uma esportivização de suas aulas em algumas séries do
ensino fundamental. Este caráter esportivizado, onde modalidades
esportivas coletivas tradicionais são usadas sem uma fundamentação
teórica que garanta o seus aproveitamentos como conteúdos acadêmicos,
prejudica que a Educação Física como disciplina consiga crescer e
alcançar seus objetivos mais amplos.
Apesar de se remeter ao esporte alguns objetivos tais como a saúde, a
moral e o valor educativo, ele não o será, a menos que um
professor/educador faça dele um objeto e um meio de educação.
Isto não quer dizer que se queira negar totalmente o esporte, mas
sim levantar questões sobre sua orientação no sentido do Princípio de
Rendimento e Concorrência, que selecionam os melhores, classificam e
rejeitam os mais fracos.
http://www.efdeportes.com/efd133/a-espor…
tchola
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