Esportivização, como o próprio nome indica, é o processo de transformação de certas práticas corporais em esporte institucionalizado. Hoje em dia, esse processo tem ampliado o número de modalidades esportivas em todo o mundo. Um exemplo disso é a capoeira, patrimônio cultural brasileiro, com o qual nos deparamos nas ruas e comunidades de inúmeras cidades brasileiras, tradicionalmente considerado um jogo com elementos de dança e de artes marciais, mas que já tem, em alguns lugares (como em São Paulo), tomado também a conotação de esporte de competição (tendo inclusive torneios oficiais, organizados por federações de capoeira). O pular corda é outro exemplo interessante. Uma atividade lúdica, inicialmente associada às crianças, hoje possui também uma vertente competitiva nos Estados Unidos em que há campeonatos nacionais de pular corda. A ginástica aeróbica, inicialmente uma modalidade de ginástica de academia, acabou também se tornando um esporte altamente competitivo. Quando uma prática corporal sofre o processo de esportivização, normalmente ela passa a existir em duas formas: a sua forma original, não esportiva (por exemplo, o jogar queimada como brincadeira), e em sua forma esportivizada (os campeonatos de queimada). Esse processo de esportivização atinge práticas corporais tão distintas quanto jogos e brincadeiras populares (em Belo Horizonte, já há torneio interescolares de queimada, por exemplo, para não citar o exemplo da peteca que já há muito foi esportivizada), artes marciais (quase todas elas, como o judô e o karatê, por exemplo, tem uma federação internacional e são parte do programa olímpico), ginásticas (com o exemplo óbvio da ginástica olímpica, mas também com as competições oficiais de ginástica aeróbica) e danças (freqüentemente ouvimos falar de concursos de dança, em que se utiliza o formato esportivo de definição de posições, entrega de medalhas, troféus e prêmios). Cabe ao professor de Educação Física problematizar, em suas aulas, essa esportivização generalizada de tantas práticas corporais, buscando possibilitar aos alunos a compreensão do porquê desse fenômeno e o entendimento das suas conseqüências (positivas e negativas, alterando sentidos e formas de práticas corporais diversas). O que podemos ensinar nesse tópico? Inicialmente, é importante definir o que é esportivização, citando exemplos de práticas corporais que já sofreram esse processo. Além disso, as discussões sobre essa temática devem levar os alunos a responder as seguintes questões: o que existe de comum nos processos de esportivização de diferentes práticas corporais? Que transformações nessas práticas são comuns quando sofrem a esportivização? Que tensões se estabelecem entre a prática corporal na sua forma original e a prática corporal esportivizada (por exemplo, a tensão entre a capoeira jogo e a capoeira esporte)? Por fim, é importante refletir sobre como o esporte atingiu uma influência tão grande sobre a sociedade, no caso específico das práticas corporais e também das atividades acadêmicas (as olimpíadas de matemática ou de química, por exemplo) e de atividades do nosso cotidiano. A questão seguinte é como ensinar esse tópico, levando os alunos a experimentarem, corporalmente, as duas possibilidades de uma prática corporal (a forma original e a forma esportivizada), permitindo perceber as diferenças entre ambas as formas. Assim, por exemplo, pode-se propor a realização de rodas de capoeira, em que se joga capoeira, num sentido mais tradicional dessa prática, mas também promover um mini-torneio de capoeira-esporte, utilizando regras oficiais de uma federação de capoeira. A comparação das duas formas de praticar a capoeira ou qualquer outra prática corporal pode possibilitar uma compreensão mais ampla e contextualizada do fenômeno da esportivização. Que tal realizar um exercício de esportivização nas aulas, criando regras unificadas e formas de competição para algumas práticas corporais ainda não esportivizadas? Essa estratégia pode contribuir para os alunos compreenderem como se dá esse processo em sua origem e que tipo de transformações ocorrem. Um grupo de alunos poderia, por exemplo, esportivizar a amarelinha, tendo como meta organizar um torneio interno dessa nova modalidade de esporte. Ao final do processo, toda a turma poderia avaliar essa esportivização fictícia, prevendo as possíveis conseqüências dessa ação. Pesquisar diferentes práticas corporais que tenham sido esportivizadas também pode ser um procedimento interessante, pois contribui para o conhecimento da dimensão desse fenômeno, seu alcance e as conseqüências reais para diferentes práticas corporais. Terão sido extintas as formas originais de certas práticas em benefício da prática exclusiva da sua forma competitiva? Terá o sentido das práticas esportivizadas mudado completamente? A esportivização de uma prática corporal contribui para o aumento ou diminuição da motivação para sua prática? Terá a esportivização contribuído para a popularização de alguma prática corporal? A avaliação desse tópico esportivização pode centrar-se na análise da capacidade do aluno de diferenciar a prática de uma modalidade em sua forma original e em sua forma esportivizada, vivenciando-as conforme os diferentes sentidos. Pode-se também analisar pesquisas sobre práticas corporais esportivizadas e trabalhos de esportivização hipotética de práticas corporais ainda não esportivizadas. Outra possibilidade é aplicar testes escritos que questionem os alunos sobre o significado desse fenômeno e suas conseqüências sobre modalidades já esportivizadas.
ninguém se importa com educação física isso nem cai no ENEM porra
ResponderExcluirNão é porque não cai no Enem que necessariamente não precisamos nos informar sobre isso , muitos se informam com isso. E afinal por qual motivo vc está aqui , se vc entrou nessa página é Pq quis seu mal informado
ExcluirNao cai no enem mas é importante
ExcluirNao cai no enem mas é importante
ExcluirNao cai no enem mas é importante
Excluirtu vai se lascar no ENEM.
Excluircom certeza cai no ENEM, da uma olhada nas perguntas referentes educação fisica que cairam no ENEM de 2019. sem falar que são assuntos muito importantes.
ExcluirNão cai no ENEM, mas nunca é ruim ter um pouco mais de conhecimento
ResponderExcluirNão cai no ENEM, mas eu vou prestar concurso pra secretaria de educação e preciso muito dessas informações.
ResponderExcluirVão se lascar, isso é importante sim!
ResponderExcluirNo mínimo 3 questões de educação física no ENEM e nas outras áreas de linguagens tem sempre algo relacionado... Vamos nos informar melhor.
ResponderExcluircatapimbas!
ResponderExcluirbatata
ResponderExcluirVendo Uno Mille 2005/05 completo (-) Direção com Ar vidro trava roda de liga e manual
ResponderExcluirPRECISEI ESTUDAR MUITOS CONTEÚDOS COM OS QUAIS HOJE NÃO ME IDENTIFICO, PORÉM SEI O QUANTO FORAM IMPORTANTES PARA FORMAÇÃO EDUCACIONAL E ÉTICA. ISSO VALE PARA QUALQUER ASSUNTO!
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