terça-feira, 1 de outubro de 2013

“Educação física escolar ou esportivização escolar?”

Os conteúdos da Educação Física escolar são, predominantemente, voltados à prática esportiva. Percebe-se que os alunos não têm conhecimento sobre os conteúdos que podem e deveriam ser trabalhados nas aulas de educação física.
  •  Esta falta de conhecimento por parte dos alunos pode ser atribuída ao descaso de como são tratados os conteúdos da Educação Física escolar pelos próprios profissionais da área. Falta o envolvimento do professor no momento de planejar suas aulas, de definir qual será sua participação durante as atividades aplicadas na aula, pois definirá a motivação dos alunos e, assim, a qualidade da mesma.
  •  Outro fator de relevância no tocante à "ignorância" destes alunos quanto aos possíveis conteúdos da Educação Física é o fato de que o professor muitas vezes não tem a possibilidade de se dedicar às suas aulas como deveria.
Nota-se, portanto, que mesmo não sendo na sua totalidade, acontecem ainda em meio as quadras e campos de futebol aulas de educação física escolar voltada apenas a prática da esportivização pura e simplesmente sem nenhum contexto ou fundamento.
Percebe-se certa acomodação na fala de alguns profissionais, dizendo que é difícil mudar a característica das aulas, culpando sempre o poder de exigência dos alunos que não permite tal mudança.
O professor tem que estar ciente de sua capacidade de transformação social, de sua intensa participação na formação de valores para o caráter de seus alunos.
Esta acomodação e a falta de comprometimento com as obrigações como educador fazem com que aulas de Educação Física se tornem pouco significantes para a formação dos alunos, e assim, têm sua importância questionada no ambiente escolar.